O presidente da Clia Brasil, Marco Ferraz, abriu de forma oficial a 7ª edição do “Um dia de Cruzeiros no RJ”, que reúne mais de 200 agentes, operadores e representantes de armadoras de cruzeiros. O presidente da Clia Brasil não escondeu seu otimismo com relação a temporada 2019/2020 no Brasil, que receberá exatos oito navios de MSC (Seaview, Sinfonia, Fantasia, Musica e Poesia), Costa (Pacifica e Fascinosa) e Pullmantur (Soberano – fretado pela CVC Corp), trazendo 531.121 leitos divididos por 144 roteiros e 575 escalas.

“O número de leitos para a temporada 2019/20 crescerá 6,3%, além de um maior número de roteiros durante a temporada. Ao todo, teremos que vender mais de 500 mil leitos. Em 2018/19 e 2017/18 já tínhamos crescido 15%, então acumulamos um crescimento de 36,3% nas últimas três temporadas aqui no Brasil”, revelou Marco Ferraz. “Na temporada passada, tivemos sete navios na costa brasileira, trazendo um impacto total de R$ 1,7 bilhão para a economia e embarcando 465 mil viajantes. Para a temporada que se aproxima, temos tudo para retomarmos o patamar de 500 mil cruzeiristas, o que não acontecia desde 2007/2008”, completou o presidente da Clia Brasil.

PORTOS BRASILEIROS QUE PODEM RECEBER CRUZEIROS

Um dos desafios da temporada brasileira é a criação de roteiros. Em busca de novas oportunidades, a Clia Brasil segue trabalhando em conjunto com diversos órgãos para criar novas escalas na costa brasileira. Marco Ferraz deu diversos exemplos de cidades que podem receber cruzeiros dentro de um futuro de curto a médio prazo.

“Temos hoje destinos mais próximos de operar a temporada brasileira, é o caso de Arraial do Cabo-RJ, que teve o porto desembargado há dois meses, e Penha-SC, onde já temos o ponto de fundeio estabelecido”, revelou Marco. “A médio prazo queremos voltar para São Francisco do Sul, que depende de um batimetria, temos projetos para chegar à Ilha do Mel, no Paraná, que já tem até um ponto de fundeio. Paraty-RJ, Vitória-ES, Itaparica-BA, Porto Seguro-BA e Aracaju-SE são outros destinos que daremos uma maior atenção já para as próximas temporadas”, completou o presidente da Clia Brasil.

CRUZEIROS NO MUNDO

O setor de cruzeiros marítimos é o que mais cresce no mundo. Desde 2009, há um aumento médio de 6,8% consolidado ano a ano. De acordo com Marco Ferraz, não há nenhum setor dentro do turismo que cresce com estas taxas. O executivo deu até uma dica aos agentes que ainda não vendem cruzeiros, que passem a vender, já que o mercado de cruzeiros no mundo deve embarcar 30 milhões de viajantes em 2019, 1,5 milhão a mais do que em 2018.

“Hoje temos mais de mil portos operando em todo o mundo. Os norte-americanos continuam sendo os grandes clientes de nossa indústria, embarcando 13 dos 28 milhões de cruzeiristas do ano passado. Já a China, que crescia dois dígitos até o ano passado, teve queda, enquanto a Austrália deu uma estabilizada. Isto é uma boa notícia para o Brasil, que pode receber novos navios. O governo atual eliminou o visto para quatro países que têm enorme potencial, enquanto por outro lado temos 132 novos navios entrando em operação nos próximos oito anos. São 261 mil novos leitos. E não estamos contando ainda com os navios que realizam seus respectivos retrofittings”, frisou.

Fonte: Mercado e Eventos