A ABAV-RJ

Sobre a Abav-RJ

Missão:

Lutar pelos interesses dos agentes de viagens e promover ações que visem à capacitação profissional, agregando valor à gestão empresarial dos agentes de viagens.

Visão:

Representatividade política e associativa a fim de contribuir diretamente para o desenvolvimento do mercado de Turismo.

Filosofia:

A ABAV é uma entidade civil sem fins lucrativos, criada em dezembro de 1953. Tem por finalidade precípua congregar e representar os interesses de suas associadas, representando os interesses dos Agentes de Viagens, defendendo os legítimos interesses da Indústria do Turismo como um todo, colaborando com os poderes públicos no estudo e solução dos problemas do setor, e fomentando o desenvolvimento do Turismo Nacional em todas as suas manifestações.

A ABAV/RJ hoje

A história desta entidade, que foi fundada há mais de 63 anos e hoje está representada em todos os Estados brasileiros e no Distrito Federal, começou no Rio de Janeiro. A Abav/RJ tem enraizado em sua história o pioneirismo, a forte atuação em questões relevantes para a categoria que representa e defende com comprometimento e responsabilidade.

A Abav/RJ conta hoje em dia com mais de 600 membros, entre associados e afiliados, com assento no Conselho Estadual de Turismo, no Conselho de Turismo da Confederação Nacional de Comércio, entre outros importantes conselhos e fóruns da indústria do Turismo. Nos últimos anos, sua trajetória foi marcada por grandes conquistas, como a fixação do Congresso da Abav no Rio de Janeiro e inclusão do evento nos calendários oficiais do município e do Estado.

A entidade conta com uma sede própria, moderna e ampla, tornando-se uma grande fonte de conhecimento através dos cursos promovidos mensalmente, das palestras e dos seminários sobre temas atuais. Além disso, é ponto de encontro e debate para surgimento de grandes idéias que caminham de encontro ao desenvolvimento e crescimento do setor.

Integração, atitude e representatividade – este é o nosso diferencial.

A História da ABAV/RJ

Em 28 de dezembro de 1953, representantes de quinze agências de viagens reuniram-se, no Rio de Janeiro, para formalizar a fundação da Associação Brasileira de Agências de Viagens - ABAV.

A ABAV do Rio de Janeiro foi a primeira a ser criada no Brasil, com sua sede instalada numa modesta sala alugada na Avenida Rio Branco.

Acreditavam que, em uma entidade apenas de agências, a defesa dos interesses da classe estaria mais clara e resguardada.

Hoje contamos com aproximadamente 600 agências associadas e 40 afiliados e uma sede própria, com dois andares. Isso é o resultado do esforço e do sucesso de todas as pessoas que passaram pela ABAV e colaboraram com o nosso crescimento.

As empresas fundadoras foram:


** Fonte: Livro ABAV 50 Anos, publicado na gestão de Tasso Gadzanis e editado pelo jornalista Luiz Sales

Estatuto Galeria de Ex-presidentes

DIRETORIA ABAV/RJ

Teresa Cristina C.G. Fritsch

Carnaval Ag. Viag. e Tur.

Presidente

A carioca Cristina Fritsch, como é conhecida, é fundadora e diretora da Carnaval Turismo, uma das agências pioneiras em produtos diferenciados para o carnaval, criada há 26 anos. Possui mais de 40 anos de experiência em turismo, incluindo doze na área de aviação (Transbrasil e Air France). Dirige ainda a Cesar & Fritsch Offshore Serviços e Manutenção. Dedica-se à vida associativa há cerca de vinte anos, quando começou a atuar na ABAV/RJ, inicialmente como Conselheira, e depois como Diretora. É graduada em Comunicação Social.


Uma das suas grandes realizações na Entidade ocorreu em 1995, quando foi convidada pelo então presidente da ABAV Nacional, Sérgio Nogueira, a trazer de volta para ABAV/RJ a tarefa de comercializar e organizar o setor turístico da Marques da Sapucaí, visando permitir que os agentes de viagens tivessem mais facilidade para atender a seus grupos. Já naquele ano, os agentes passaram a oferecer aos passageiros uma mega estrutura de receptivo voltado ao Sambódromo. A abrangência e a qualidade desses serviços foram se aprimorando com o passar dos anos.


Mais tarde, após entendimentos com autoridades públicas, focou suas atenções ao Porto do Rio de Janeiro para oferecer melhores condições de trabalho aos agentes de viagens e atendimento mais digno e organizado aos turistas.


Trabalhou com ex-presidentes Castro Neves, Luiz Felipe Bonilha, Kaká, Luiz Strauss e George Irmes. Durantes esse anos exerceu as funções de Diretora Secretária, Supervisora de Carnaval, Diretora de Carnaval e Diretora Administrativa, além de conselheira da ABAV Nacional nos últimos vinte anos. Desde 2011 é Diretora Suplente do Sindetur..


Em 2003 recebeu da Câmara Municipal Carioca uma Moção de Congratulação pelo seu trabalho de divulgação do Carnaval do Rio de Janeiro como produto turístico. Foi agraciada em 1993 com o Prêmio Destaque de Turismo, concedido pela Folha do Turismo. Em 2009 recebeu o título de Embaixadora de Turismo do Rio de Janeiro, uma homenagem da Univercidade, Trem do Corcovado e outras entidades pelos relevantes serviços prestados à Cidade Maravilhosa.

Manuel Vieira

Rentamar Turismo

Vice-Presidente

Diretor-presidente da Rentamar Turismo, empresa especializada em receptivo com 40 anos de atividade no mercado, é um dos pioneiros nesse segmento no Brasil. Formado em Contabilidade, tem 50 anos de experiência no turismo. Iniciou sua carreira como auxiliar de serviços gerais na Hotur Hotéis e Turismo, mas em oito anos alcançou o posto de gerente geral. Integra praticamente todas as entidades do trade, como o Sindetur e o Rio Convention & Visitors Bureau.


Natural de Portugal, chegou ao Brasil aos cinco anos de idade. Possui o título de Embaixador do Turismo do Rio de Janeiro, concedido pela Universidade da Cidade.

Tania Cesonis

Aloha Turismo

Diretora Administrativa

Diretora da Aloha Turismo, Agência inaugurada em 1988 e especializada em exportativo em geral, congressos e eventos. Atua na Abav/RJ desde 1993, inicialmente como Conselheira. Há dez anos passou a ocupar cargos na diretoria da entidade. Desde então responde pelos eventos comemorativos promovidos pela ABAV/RJ, como o Dia do Agente de Viagens e a tradicional Festa de Final de Ano da Associação.

João Carlos Vilaça

Formula Viagens e Turismo

Diretor Financeiro

Graduado em Ciências Econômicas com ênfase em Projetos, Marketing e Pesquisa Mercadológica pela Unisinos/RS, sócio-diretor da Operadora Formula Way Tours e da Agência Formula Turismo, associado à ABAV desde 1988.


Em 2005, conselheiro e diretor-adjunto; desde 2007, eleito diretor de marketing da ABAV/RJ.


Em seu histórico profissional registra-se ainda três anos em Finanças e Estatística(IRGA/FEE-RS); cinco anos no Mercado Financeiro(Bolsa de Valores/Abamec-RS) e como diretor comercial de distribuidora atacadista de indústria alimentícia(ABRAS-RJ), por igual período.

George Irmes

Irmes Tours Viag. e Tur.

Diretor de Capacitação e Certificação

É empresário, diretor da Irmes Tours, agência especializada em atendimento personalizado a passageiros. Está no ramo há 51 anos, dentre os quais atuou como presidente do Sindetur RJ por 24 anos.


Formado em Direito, pós-graduado em docência superior, é professor universitário desde 2000 e domina 6 idiomas. Idealizou e fundou a Fenactur (Federação Nacional de Turismo) em 1990, tendo presidido a entidade nos seus primeiro anos até 1993. É vice-presidente da Confederação Nacional de Turismo e atuou na Confederação Nacional do Comércio.


Diretor do Skal, é iugoslavo de nascimento e imigrou em 1961 para o Brasil, onde se naturalizou em 1971.


Foi agraciado com o título de Cidadão do Estado do Rio de Janeiro, outorgado pela Assembleia Legislativa, em 1994, por relevantes serviços prestados. Em 2005 recebeu o título de Honorable Educator Ibero americano. Coleciona diversas outras honrarias pela dedicação ao turismo do Rio de Janeiro. Foi presidente da ABAV/RJ 2011 à 2015

Luiz A. Strauss de Campos

Promotional Travel Viag. e Tur.

Diretor de Turismo Especializado

Fundador e CEO da Promotional Travel Viagens e Turismo, especializada em Turismo Corporativo, eventos e receptivo. Possui 36 anos de experiência em turismo e presidiu a ABAV/RJ de 2006 à 2011. Já militou no ramo de transportes turísticos, sightseeing e turismo rodoviário. Integra o Rio Convention & Visitors Bureau, a direção da Bito e o Sindetur, além de fazer parte do Conselho de Turismo da Confederação Nacional do Comércio e ser associado à Abracorp.


Já fez parte da diretoria da Associação Brasileira de Transportes Terrestres (Abratt) na década de 80, do Conselho Estadual de Turismo (CET-RJ), do Conselho de Turismo Pró-Rio da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) e foi Presidente do Rotary Club Rio de Janeiro-Leme (98/99), ONG que proporciona serviços filantrópicos e companheirismo entre as comunidades nacionais e internacionais.



Buscando melhor atender aos anseios dos nossos associados e ter uma administração mais participativa, Diretorias Adjuntas, Conselho Deliberativo, Comissão de Ética, Conciliação e Arbitragem e Conselho Fiscal, foram criados para atendê-los.

CONSELHO DELIBERATIVO

Conselho de Ética, Conciliação e Arbitragem

Suplente:

CONSELHO FISCAL

Suplente:

Viaje de ANVISA!

A ANVISA disponibiliza informações para proteger sua saúde.

Confira e viaje com segurança!