Uma OTA alemã, a Cruise Watch, causou polêmica na última semana ao afirmar que cancelar um cruzeiro reservado com antecedência e adquirir uma nova cabina mais próximo a data de embarque seria vantajoso. A empresa afirmou que é possível economizar dinheiro remarcando uma reserva quando surge uma promoção de última hora, mesmo pagando eventuais taxas de cancelamento. A Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil) e as armadoras que atuam no país rebateram a afirmação.
“Essa prática, segundo a Clia Brasil, pode gerar prejuízos para os próprios consumidores, pois uma das maiores dicas para pagar menos em um cruzeiro marítimo é reservar com antecedência. Isso ocorre porque as empresas do setor trabalham com políticas de descontos e benefícios agressivos para reservas antecipadas. Os clientes que compram antes também conseguem escolher as melhores cabines, para garantir aquela tão desejada varanda e acordar a cada dia com uma paisagem diferente”, diz a nota oficial da entidade.
CUSTO X BENEFÍCIO
De acordo com a Clia, as viagens de navio trazem uma excelente relação entre custo e benefício, já que incluem hospedagem, entretenimento e todas as refeições a bordo, com a possibilidade de conhecer diversos destinos na mesma viagem. “Por isso, outra dica importante para quem quer economizar é reservar os extras antes de embarcar. Assim, é possível adquirir pacotes de bebidas alcoólicas com drinks internacionais, massagens e tratamentos exclusivos nos spas e passeios nos destinos de parada com excelentes preços”, reiterou a Clia.
PROMOÇÕES PARA RESERVAS ANTECIPADAS*
Não são raras as promoções para quem adquire pacotes com antecedência na temporada brasileira. Lançada com muita antecedência pelas companhias, elas oferecem inúmeras vantagens – na grande maioria das vezes pela compra via agentes de viagens. A MSC, por exemplo já está comercializando as cabines para a temporada 2019-2020 e oferece o segundo hóspede grátis e upgrade de cabine.
No entanto, não é necessário ir tão longe. Para a temporada que terá início no próximo verão, a MSC repete a promoção com segundo hóspede grátis em rotas selecionadas na costa brasileira e em diversos cruzeiros no exterior, incluindo, Mediterrâneo, Caribe, Emirados Árabes e as travessias.
“Uma coisa muito importante é ser justo com quem comprou antes. Na MSC nós levamos isso muito a sério. Conosco, quem compra com antecedência tem sempre as melhores condições” , afirmou Ignácio Palacios, diretor comercial e de Revenue da MSC no Brasil, durante a inauguração do MSC Seaview. “Se tiver um preço mais baixo que o outro vai ser naquela saída que ainda havia muitas cabines. Sempre encontrando os cruzeiros que dá para fazer uma promoção sem prejudicar quem comprou antes. Se você faz um contrário, cria um ciclo vicioso em que seu cliente não vai confiar em você e vai deixar para comprar na última hora, pois sabe que vai ter promoção”, completou Adrian Ursilli, diretor geral da MSC no Brasil.
INTERNACIONAIS
Especializado na venda de cruzeiros no exterior, Miguel Andrade, diretor da Transmundi, afirmou que a reserva antecipada é também vantajosa nos roteiros fora do Brasil. Segundo ele, os descontos ou promoções varia conforme a armadora, mas com planejamento é possível conseguir pacotes com 2×1 ou segundo passageiro pagando apenas a metade, por exemplo. “Vendemos em média com seis meses de antecedência, pois é bom tanto para as empresas, que podem se programar, como para os passageiros, que pagam menos”, disse em entrevista ao M&E.
Andrade, no entanto, lembrou que existem aquelas promoções de última hora, comuns no Turismo. No entanto, ele destacou que, embora seja algo raro nos cruzeiros internacionais, quando ocorre tanto as armadoras quanto as operadoras, modificam o pacote para que aqueles que compraram com antecedência não se sintam lesados. “Mudamos o tipo de cabine e outros aspectos do pacote para ser realmente um produto diferente”, explicou.
AGENTES DE VIAGENS
De acordo com a própria Clia, cerca de 70% dos cruzeiros marítimos no mundo são reservados via agências de viagens. Este é, portanto, o principal canal de distribuição desta indústria, que teve 25,8 milhões de passageiros no mundo todo. No Brasil, este número chegou a 358 mil na costa brasileira, além de 106,7 mil em roteiros no exterior. Em 2017, as armadoras desembolsaram um total de R$ 62,8 milhões em comissões à agências de viagens brasileiras.
TEMPORADA 2018-2019
A temporada de cruzeiros pelo Brasil começa em novembro, mas já é possível reservar a viagem. Nesse ano estão previstas mais de 496 mil ofertas de leitos, um crescimento de 13% em relação ao ano passado, e 585 escalas em alguns dos destinos mais desejados do Brasil como Rio de Janeiro, Santos, Búzios, Salvador, Ilha Grande, Ilhabela, Ilhéus, Balneário Camboriú, Portobelo, Cabo Frio, Recife, Angra dos Reis, Maceió, Ubatuba e Fortaleza.
*A Costa Cruzeiros também foi consultada sobre as promoções vigentes para reservas antecipadas, mas até o fechamento desta matéria não enviou a sua resposta.
Fonte: Mercado e Eventos