O Ministério do Turismo informa: 88,3% dos turistas internacionais que desembarcaram no país, em 2017, aprovaram a viagem para o Brasil. Trata-se do maior índice desde 2013. A experiência positiva fez com que 95,6% dos entrevistados terem a intenção de retornar ao país. As categorias de infraestrutura e serviços turísticos com melhor avaliação dos visitantes foram hospitalidade (98,1%), alojamento (96,4%), gastronomia (95,7%) e restaurantes (95,5%).

“Temos investido fortemente na infraestrutura e qualificação turística com o intuito de preparar cada vez mais o Brasil para desenvolver plenamente sua vocação turística e os índices positivos obtidos na pesquisa mostram que estamos no caminho certo. Um exemplo disso é que pudemos observar a melhoria da avaliação dos aeroportos que passou de 89,9% para 92% e de sinalização turística que saiu de 80,6% para 83,3%”, comentou o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz.

Atualmente, segundo a Demanda Turística Internacional, os vizinhos da América do Sul são os que mais tem aproveitado o Brasil. Dos 6.588.770 de turistas internacionais em 2017, 62,4% ou 4.112.327 eram sul-americanos. Os argentinos seguem encabeçando a lista dos maiores emissores de turistas para o Brasil com 2.622.327, um crescimento de 14% em relação a 2016. O segundo lugar fica com os EUA (475.232) seguido de Chile (342.143), Paraguai (336.646) e Uruguai (328.098).

VERÃO – Segundo o estudo, o litoral brasileiro segue sendo o grande atrativo para os visitantes internacionais com seus mais de 7.000 quilômetros de extensão e o verão é a época mais procurada. Apenas os meses de janeiro, fevereiro e março do ano passado concentraram 38,5% de todos os turistas vindo de outros países. Ainda segundo a pesquisa, 72,4% dos viajantes que vieram para o Brasil a lazer tiveram como principal motivação o sol e a praia, seguido de natureza, ecoturismo e aventura (16,3%) e cultura (9%).

“Não podemos negar nossa vocação para o turismo baseado em nossos recursos naturais, não à toa somos o número um nesse quesito segundo o Fórum Econômico Mundial, mas queremos que cada vez mais o turista conheça toda a variedade de atrativos que temos a oferecer como a cultura, a gastronomia, sem esquecer o nosso potencial para o turismo de negócios”, defendeu o ministro.

Fonte: Mercado e Eventos