O cônsul Geral dos Estados Unidos, James Story, convidou alguns empresários do setor e representantes de órgãos oficiais para participarem de uma mesa redonda a fim de discutir o turismo entre Brasil e os Estados Unidos. O encontro aconteceu no último dia 3, e contou com a participação de Michael Yoder, Consular Chief; William Dowers, ACS Chief; Carson Wu, Visa Chief; Michael Muth, Commercial Office; Reinaldo Barreto, vice-presidente da Setur-RJ; Luiz Henrique Garcia, diretor de Marketing da Riotur; dos diretores da Abav-RJ, Tania Cesonis, George Irmes e Luiz Strauss e dos conselheiros Alexandre Lima e Ronaldo Malta, além da agente de viagens Rosele Brum.
No encontro, o cônsul Geral revelou uma queda no pedido de emissões de vistos, resultado da crise econômica e da alta do dólar, e ressaltou a mudança no sistema de emissão, que está muito mais ágil e fácil de preencher. A diretora Administrativa da Abav-RJ, Tania Cesonis, aproveitou para relembrar a parceria que existia entre a entidade e o consulado e que incrementava em muito a emissão de vistos.
“Sabemos que o novo sistema de emissão melhorou muito e está mais funcional, mas ainda existe o estigma, por parte dos passageiros, de preencher algo errado e, com isso, ter o visto negado. A parceria que existia entre a Abav-RJ e o Consulado facilitava muito esse processo, pois as agências orientavam os passageiros no preenchimento do formulário, no pagamento da taxa e na documentação necessária e a Abav-RJ ainda fazia uma triagem antes de enviar tudo ao consulado, garantindo que todas as exigências estavam cumpridas”, destacou Tania Cesonis.
Outra preocupação mencionada durante a reunião foi a propagação do Zika Vírus e a possível queda no número de americanos que visitam o Brasil e de turistas que virão ao Rio de Janeiro para os Jogos Olímpicos. Tania Cesonis falou de todas as ações que estão sendo realizadas no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus e ressaltou que o ápice da proliferação ocorre no verão e que as Olimpíadas serão realizadas no inverno.