Chamado de #VEMPRORIO Roadshow Imprensa , o evento desembarcou em São Paulo no último dia 07 e reuniu a imprensa local, após passar pelas cidades de Goiânia, Porto Alegre, Brasília e Belo Horizonte.

” O turismo é uma arma poderosa e rentável e estamos apostando todas as fichas para que o Rio de Janeiro retome os índices de visitantes. É necessário que se perca a percepção de insegurança que existe no estado como um todo”, disse Mauricio Werner, gestor de Atendimento ao Turista.

No encontro foram apresentadas algumas iniciativas que estão sendo tomadas para que a cidade maravilhosa se reposicione no turismo. Um exemplo é o novo calendário de eventos “Rio de Janeiro a Janeiro”, que gerará um impacto de 6, 1 bilhões na economia da cidade e motivará 170 mil novos empregos. ” Os eventos que são embriões, ganham luz e mais peso nessa campanha”, garante Werner.

Maurício também frisou as ações que estão sendo desenvolvidas em parceria com o Governo Federal e Estadual, com o objetivo de enfrentar a criminalidade. A Operação Segurança Presente é uma delas. É inspirada na política conhecida como “tolerância zero”, instituída pelo ex-prefeito de Nova York, Rudolph Giuliani e abrange diversas regiões turísticas do Rio, como Lapa, Leblon, Centro, Lagoa e Méier.

Outra medida traçada pela Riotur será as reuniões com os associados das favelas que são visitadas pelos turistas com a meta de produzir uma cartilha com recomendações de como fazer tour pelas comunidades. ” A Rocinha é o segundo lugar mais visitado pelo mercado europeu. Não adianta excluir as favelas. Quem vai de um ponto a outro no Rio vê um misto de paisagem. Sempre existirá alguém querendo conhecer essas regiões. Não dá para desvencilhar, e sim tratar de forma profissional”, ressalta Werner.

A campanha Rio de Janeiro a Janeiro engloba uma agenda de eventos e iniciativas detalhadas no site Visit.Rio. O roadshow #vemprorio se expandirá para o trade turístico, mas ainda não há datas para acontecer.