Prezados associados,

Desde que assumimos a atual gestão, em outubro do ano passado, temos trabalhado intensamente para cumprir o Plano de Ação apresentado durante a campanha eleitoral. Avançamos, mas ainda há muito trabalho a ser feito!

Abaixo enviamos um relatório do que já foi realizado nesses quase três meses, baseado no Plano de Ação, para dividirmos com vocês as conquistas que alcançamos até o momento.

Lembramos que estamos sempre abertos à participação de vocês para que possamos atender os anseios dos nossos associados e criar uma Abav-RJ cada vez mais forte.

Que 2016 seja o ano de inovação para todos!

Boa leitura!

Cordialmente,
Teresa Cristina C.G. Fritsch – Presidente


Plano de Ação da chapa What´s Up – Abav Futuro

01) Ampliar e manter atualizados os canais de comunicação da Abav-RJ com os associados;Desde que assumimos a atual gestão, buscamos ampliar a comunicação com os associados para mantê-los informados sobre as ações da entidade, as notícias importantes que saem na mídia e as reuniões realizadas pela Abav-RJ junto aos órgão públicos.

Desta forma, utilizamos as seguintes plataformas de comunicação:

Abavnews
A Abavnews foi criada para relatar todas as iniciativas feitas pela Abav-RJ em prol dos associados. Aqui vocês poderão ler sobre os cursos oferecidos, treinamentos, eventos, reuniões e demais ações.

What´s Up Abav-RJ
A What´s Up foi criada para compartilhar com vocês notícias importantes que foram veiculadas na mídia. Ele é enviado todas as segunda, quartas e sextas-feiras, com um resumo do que aconteceu no setor de turismo.

Circular 
As circulares, já existentes, tratam de assuntos internos, relacionados exclusivamente à Abav-RJ.

Pretendemos ainda criar uma funpage no Facebook, onde associados e interessados no setor de agenciamento turístico poderão ficar por dentro das ações implementadas, dos cursos oferecidos e dos fatos relevantes do setor, além de interagir com a entidade e estreitar o relacionamento.

02) Intensificar o trabalho de capacitação e o treinamento continuado do agente de viagens, colocando-os em contato com as novas tendências, tecnologias e práticas, para o enfrentamento das constantes e inevitáveis transformações do mercado;

Nesses últimos meses conseguimos realizar, sem custos para os associados, diversos cursos, treinamentos e palestras importantes para os agentes de viagens.

Projeto Educação Corporativa – em parceria com a UFF
– Curso: Modelos Mentais aplicados a Gestão: uma abordagem pelo Design Thinking;  – – Workshop: Publicidade digital para Agências de Turismo;
– Workshop: TECTUR: Tecnologia, atratividade e diferenciação dos destinos turísticos com o renomado pesquisador internacional Dr. Dimitrius Buhalis e o professor Dr. Carlos Costa;
– Workshop: Mídias Sociais Aplicadas as Agências de Turismo;
– Workshop: Nivelamento em Tecnologias Digitais para Agências de Turismo;
– Workshop: Comunicação Eficaz.

Independentes:
– Workshop Gol Linhas Aéreas
– Workshop com representantes do Consulado Americano.

03) Promover cursos à distância para as diversas agências de viagens fora do município do Rio de Janeiro;

Estamos buscando parcerias e ferramentas para poder ampliar a capacitação dos associados através da oferta de cursos de Educação à Distância, realizados pela Internet. Já entramos em contato com o Sebrae, que nos passou uma relação de cursos promovidos gratuitamente e estamos vislumbrando outras possibilidades.

04)  Ampliar o Convênio da Abav-RJ com a UFF – Universidade Federal Fluminense, que oferece aos associados MBA, Workshops e Cursos de extensão em Turismo, com a perspectiva da futura criação da Universidade Corporativa da Abav-RJ;

Estamos realizando diversas reuniões com a UFF para discutir a continuidade do projeto Educação Corporativa e definir os cursos que serão ofertados em 2016. Em breve iremos realizar uma pesquisa com os associados para identificarmos os temas de maior interesse.

05)  Promover, durante o ano, diversos fóruns de palestras para capacitação e atualização dos agentes de viagens, com temas de interesse do setor, tais como:

a) Tecnologia da Informação (TI), apontando as soluções inovadoras e as tecnologias específicas para o nosso setor, visando à geração de negócios;

Nesses últimos meses a sede da Abav-RJ se transformou numa grande sala de aula. Recebemos em nossa sede, com exclusividade, o palestrante internacional Dimitrios Buhalis, que ministrou a palestra “TecTur: Tecnologia, atratividade e diferenciação dos destinos turísticos”, e discutiu o impacto das tecnologias de informação no segmento do turismo, a utilização das ferramentas disponíveis como internet, software, gadget, aplicativos, big data dentre outros, e seus desdobramentos.

Além disso, oferecemos ao todo quatro workshops focados especificamente em Tecnologia da Informação, pois acreditamos que os agentes de viagens precisam conhecer as ferramentas existentes e saber como utiliza-las a seu favor. Foram eles: Modelos Mentais aplicados a Gestão: uma abordagem pelo Design Thinking;  Publicidade digital para Agências de Turismo; Mídias Sociais Aplicadas as Agências de Turismo; e Nivelamento em Tecnologias Digitais para Agências de Turismo;

06) Criar comitês formados por representantes dos diversos segmentos explorados pelas agências de Viagens para fortalecer a cadeia produtiva do turismo: receptivo, exportativo, turismo nacional, intercâmbios, marítimo, câmbio, transporte, dentre outros;

Na primeira reunião de conselho realizada pela nova diretoria da Abav-RJ, foi realizada  a criação de comitês com o objetivo de discutir, dentro da entidade, os problemas relacionados aos diversos segmentos do setor.

A princípio, foram criados os comitês de receptivo, que contam com a participação do vice-presidente Manuel Vieira e dos conselheiros Salvador Saladino e Vera Jopper; de exportativo, que será conduzido pelos conselheiros Martha Krautz, Marcelo Siciliano e Mônica Destri; e de aéreo, que terá à frente o diretor de Turismo Especializado, Luiz Strauss, o diretor Financeiro João Carlos Vilaça e os conselheiros Henrique Jainovich e Luciana Magalhães. Seguiremos com a criação dos demais comitês.

07)  Promover encontros  bimestrais com empresas aéreas, dada a importância de manter o diálogo com as mesmas;

Realizamos o workshop com a Gol Linhas Aéreas e já entramos em contato com a Azul Linhas Aéreas para realizarmos um treinamento no início do ano. Nossa ideia, através do Comitê Aéreo, é receber as principais empresas aéreas na Abav-RJ.

08) Incrementar a aproximação com entidades e conselhos de turismo nas esferas municipal, estadual e federal;

Desde que assumimos, já realizamos inúmeras reuniões junto às autoridades e órgão de turismo com o objetivo de estreitar o relacionamento e buscarmos, em conjunto, soluções para os problemas do nosso setor.

Outubro:
– Reunião UFF para acertar detalhes de novos cursos gratuitos na ABAV-RJ com a chancela da UFF;
– Participação no Salvador Destination – com a presença do Prefeito de Salvador, apresentando as novidades do destino para o turismo nacional e internacional;
– Participação no evento: China Encantos das Terras dos Mandarins, com assinatura de protocolo de cooperação mútua;
– Participação no evento de apresentação e assinatura do termo de compromisso do Projeto Inventário da Oferta Turística do Estado do Rio de Janeiro – Prodetur/RJ;
– Participação no lançamento do programa: Mobiliza Rio do Governo do Estado do Rio de Janeiro;
– Participação na reunião do IATA para apresentação do novo sistema operacional para processamento das transações BSP/IATA.

Novembro:
– Reunião com o Secretário Estadual de Turismo, Nilo Sérgio;
– Reunião com o Secretário Especial de Turismo da Cidade do Rio de Janeiro, Antonio Pedro Figueiras de Mello;
– Reunião com o Presidente da Assist Card, Daniel Prieto
– Reunião com o Presidente do Detro, Carlos Martins;
– Reunião para acertos na operação no Pier Mauá com a presença da TurisRio e do Detro.

Dezembro:
– Reunião CDURP para tratar de assuntos referentes ao desembarque e embarque de turistas na temporada de cruzeiros com a presença do secretário Estadual de Turismo, Nilo Félix; do presidente da TurisRio, Paulo Senise e do diretor de Operações do órgão, Claudio Potti; do diretor-presidente da Cedurp, Alberto Silva e do diretor de Operações Luiz Lobo; da diretora Técnica do Pier Mauá, Denise Lima e do gerente de Operações, Alexandre Gomes; do diretor de operações Cassimiro e do coordenador de Fiscalização do Detro, Major Ricardo Neto; além de representantes da Cet-Rio, SMTR, da Guarda Municipal e do Porto Novo;
– Participação no evento de confraternização da ABEOC;
– A Abav-RJ foi agraciada com o prêmio Destaque do Turismo – promovido pelo Cieth e OAB/RJ;
– Participação no evento Panrotas Next – realizado no Rio de Janeiro;
– Participação no evento de confraternização da BITO;
– Reunião na Abav-RJ  com o Deputado Otávio Leite;

09) Realizar rodadas de negócios entre agências de viagens e fornecedores;

Em novembro realizamos, em parceria com o Sebrae-RJ, uma Rodada de Negócios reunindo agências de viagens e fornecedores de produtos e serviços turísticos do roteiro Caminhos Imperiais.

10) Dar continuidade aos trabalhos de:

a) Eventos como “Um dia de Cruzeiro no Rio”, a divulgação de novos destinos e o “Abav-RJ de Portas Abertas”, além de diversificar o leque de temas focalizados, visando fomentar a expansão da produção das agências;

O “Abav-RJ de Portas Abertas”, realizado para comemorar o Dia do Agente de Viagens, ganhará um novo formato este ano. Pretendemos realizar uma festa para que possamos brindas a nossa profissão e se divertir com amigos e parceiros.
Já o “Um dia de Cruzeiro no Rio”, evento de grande sucesso entre os agentes de viagens e as empresas marítimas, ganhará um tom mais profissional. Pretendemos agregar ao evento as Rodadas de Negócios, de forma a promover uma maior aproximação para a negociação de produtos e condições especiais.
O Jantar da Abav-RJ, promovido anualmente, também foi repaginado. Fizemos um evento mais exclusivo, para apenas 200 pessoas, e escolhemos um ícone do turismo no Rio para receber nossos convidados: a Casa Julieta de Serpa. O evento foi um sucesso e elogiado por todos que particaram. Diversas autoridades estiveram presentes.

b) Comercialização e organização do Setor Turístico da Marquês de Sapucaí, assim como o serviço de transporte nas áreas e embarque e desembarque nos lados ímpar e par, com o objetivo de proporcionar maior conforto aos turistas e melhores condições de trabalho às agências, aos operadores e aos guias – responsáveis pelo segmento receptivo.

Como em todos os anos, estamos trabalhando para promover aos nossos turistas o melhor Carnaval de todos os tempo. Para 2016, estamos buscando a parceria da Setur e da Riotur para patrocinar o evento e, desta forma, diminuirmos os custos e aumentarmos o lucro.

c) Suporte à organização da infraestrutura Portuária (Píer Mauá), com destaque para melhorias no trabalho das agências de receptivo, em especial na interlocução com autoridades da área de transportes, visando facilitar o acesso aos ônibus/Vans de turismo nesta área de difícil movimentação e acesso;

Desde novembro, quando teve início a temporada de cruzeiros marítimos no Rio de Janeiro, que aAbav-RJ tem se reunido com os principais órgão envolvidos na operação de embarque e desembarque –  Setur, TurisRio, Riotur, Cedurp, Pier Mauá, Detro, Cet-Rio, SMTR, Guarda Municipal e Porto Novo – a fim de buscar uma solução para os transtornos enfrentados pelos turistas e que não são poucos.

Apesar de não termos conquistado grandes avanços com as autoridades e os órgão competentes, conseguimos expor à imprensa todos os problemas encontrados pelos turistas que chegam ao Rio de Janeiro pelo porto.

Reconhecendo que são penosos os contatos com as autoridades e os órgão competentes, buscamos  expor à imprensa todos os problemas encontrados pelos turistas que chegam ao Rio de Janeiro pelo porto, assim como o difícil trabalho realizado pelas agências de receptivo.

No dia 24 de dezembro, a Globo News esteve no Pier Mauá para denunciar todos o problemas existentes e produziu boas matérias sobre o assunto, que foram transmitidas até mesmo em Nova Iorque. O tema foi abordado também no jornal O Globo dos dias 28 e 29.

Confira abaixo tudo que foi veiculado sobre o assunto:

http://oglobo.globo.com/rio/turistas-reclamam-de-passarela-precaria-fila-para-taxis-no-pier-maua-18373513

http://g1.globo.com/globo-news/jornal-globo-news/videos/v/turistas-que-desembarcam-no-pier-maua-no-rio-enfrentam-transtornos/4696675/

http://g1.globo.com/globo-news/jornal-das-dez/videos/v/turistas-que-desembarcam-no-pier-maua-no-rio-enfrentam-varios-transtornos/4698254/

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2015/12/turistas-pagam-ate-4-vezes-mais-por-taxis-ao-chegar-no-pier-maua-no-rio.html

http://g1.globo.com/globo-news/estudio-i/videos/v/turistas-que-desembarcam-no-rio-reclamam-de-precos-altos-cobrados-por-taxistas/4697425