O Turismo carioca será contemplado com um Plano Integrado de Segurança e Ordenamento Urbano, uma força tarefa integrada aos esforços da esfera federal. Este é o resultado de um debate sobre o impacto que o segmento de segurança têm para atividade turística, que levantou pleitos e propostas na elaboração do Plano Integrado de Segurança e Ordenamento Urbano em Áreas Turísticas.

O encontro foi convocado pelo secretário estadual de Turismo, Nilo Sérgio Felix, e reuniu as principais autoridades da Segurança no estado e representantes da iniciativa privada do segmento de Turismo, que abrange por tabela os setores de transportes, restaurantes, comércio, entre outros. Representantes da Deat, BPtur, Seop, Polícias Civil e Militar, Setur, TurisRio, Riotur, Associação de Hotéis do Estado do Rio, SindHotéis, RioCVB, Abav, SindRio, CNC, Abrasel, Grupo Paineiras Corcovado e além de empresários da hotelaria estiveram presentes no encontro.

Entre as sugestões e pleitos apresentados pelos empresários estiveram o maior monitoramento dos corredores turísticos, incluindo especialmente o trajeto dos aeroportos, além de uma comunicação prévia dos eventos de a serem realizados nos hotéis para que haja um reforço na segurança do entorno.

O presidente da Associação de Hotéis e do SindHotéis, Alfredo Lopes, comunicou aos presentes que a Central de Monitoramento da Barra está sendo espelhada dentro do 31º Batalhão da Polícia Militar, representante um reforço no monitoramento da região da Barra da Tijuca, expansível para toda a cidade.

Fonte: Mercado e Eventos