A presidente da ABAV-RJ, Cristina Fritsch, a presidente da ABEOC-RJ, Fatima Facuri e a vice-presidente da ABEOC Nacional, Adriana Homem Carvalho receberam, ontem, na sede da ABAV-RJ, o consultor da ONU Marcelo Hodge Crivella. A pauta do encontro foi aproximar a iniciativa privada do Poder Público para que, juntos, possamos alavancar o turismo do Rio de Janeiro.

O encontro foi promovido após uma reunião realizada na sexta-feira passada, como senador Eduardo Lopes, à convite do presidente eleito da ABRAJET, Pablo Kling.

“Tanto o senador Eduardo Lopes quanto o consultor Marcelo Hodge Crivella, filho do prefeito, se prontificaram a promover reuniões onde a iniciativa privada possa externar ao Poder Público os problemas enfrentados no setor de turismo”, destacou Cristina Fritsch.

Um dos entraves discutidos foi o abuso de poder por parte da SMTR na fiscalização dos veículos de turismo e toda a exposição a que os turistas são submetidos. A prática de cobrança de propina, feita pelos fiscais da SMTR, também foi abordada.

“Falamos ainda da problemática criada com o corte da verba destinada ao desfiles das Escolas de Samba, da importância do Carnaval para a economia da cidade e também das melhorias necessárias para que o Pier Mauá receba melhor o turista, como uma estação de embarque e desembarque de passageiros”, acrescentou a presidente da ABAV-RJ.

Outro assunto abordado foi o decreto 43.219, onde a Prefeitura do Rio alterou os procedimentos para autorização e licença de shows, feiras e exposições temporárias e a decisão final caberá a uma comissão que ficará subordinada diretamente ao gabinete do prefeito Marcelo Crivella.

“É preciso compreender que muitos eventos, em especial os internacionais, são programados com dois a três anos de antecedência e que esse decreto irá criar uma lentidão em todo o processo”, destacou Fátima Facuri.

Marcelo Hodge Crivella foi muito receptivo aos pleitos e ressaltou que, um dos principais objetivos da Prefeitura, é desenvolver a vocação natural do Rio: o turismo. O consultor se prontificou a agendar uma reunião com o secretário da SMTR e também vice-prefeito Fernando Mac Dowell para tratar dos problemas relacionados à fiscalização e com integrantes da Casa Civil, para tratar do decreto 43.219.