Prezado Associado,

Conforme temos noticiado através da nossa página no Facebook, novos países estão exigindo que viajantes procedentes do Brasil tenham sido vacinados contra a febre amarela.

Até o momento, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Bolívia, Colômbia, Costa Rica,  Cuba,  Equador,  Nicarágua, Panamá, Paraguai, República Dominicana e Venezuela foram os países que alteraram o status de exigência em relação ao Brasil.

Esses países passaram a exigir o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) com registro de vacinação contra a febre amarela, realizada pelo menos 10 dias antes da viagem, para todos os viajantes acima de nove meses de idade até 59 anos procedentes do Brasil, inclusive viajantes que fizerem conexão por mais de 12 horas. A emissão do CIVP é gratuita e pode ser emitido nos Centros de Orientação para a Saúde do Viajante da Anvisa.

Até o momento, a Europa e os Estados Unidos não estão fazendo a exigência.

Informamos que, no caso de viajantes com baixa imunidade, é necessário a emissão de um certificado ou atestado de isenção de vacinação ou profilaxia, que pode ser obtido com um profissional médico ou no Centro de Orientação do Viajante.

Vale ressaltar que, no caso do atestado ser emitido por um profissional de saúde, deverá ser utilizado modelo de atestado especifico, a ser preenchimento por completo e de forma legível, constando a identificação do profissional médico e do local onde foi efetuado o atendimento. O documento está disponível no link: http://www.anvisa.gov.br/hotsite/viajante/certificadodeisencao.pdf

O Regulamento Sanitário Internacional estabelece que as autoridades de saúde devem considerar esse documento, porém ainda poderão ser aplicadas outras medidas de controle.

Mais informações:
http://portal.anvisa.gov.br/centros-de-orientacao-do-viajante
http://portal.anvisa.gov.br/certificado-internacional-de-vacinacao-ou-profilaxia

Centro de Orientação para a Saúde do Viajante:
Telefone: (21) 3398-2377 ou 3398 2108
Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 1h e das 13h às 17h.
Endereço: Aeroporto Internacional Tom Jobim – RIOgaleão

Atenciosamente,
Teresa Cristina C.G.Fritsch
Presidente ABAV-RJ