Na manhã de ontem, a equipe do Consulado Americano esteve na sede da ABAV-RJ a fim de promover um treinamento para que as agências de viagens possam orientar seus passageiros na emissão do visto americano. Presente ao evento, a presidente da ABAV-RJ, Cristina Fritsch, ressaltou a importância da parceria com o consulado.

“Os EUA são o segundo país que mais enviam turistas ao Brasil, mas o numero de visitantes ainda é pequeno. Apenas 500 mil americanos visitam nosso país, o que equivale a 2% da população. Precisamos aumentar esses números”, ressaltou Cristina Fritsch.

Estavam presentes a vice-consul Bic Leu, a oficial consular Erika Praun, e a gerente do CASV, Gabrielle Velentzaz. Erika destacou que muitos passageiros pedem para que as agências de viagens preencham o formulário DSC 160 e que isso pode gerar problemas.

“Muitas perguntas presentes no formulário são de cunho pessoal, então é muito importante que os passageiros confiram todas as informações constantes no formulário, para evitar problemas ou contradições durante a entrevista. Qualquer erro no preenchimento do formulário pode atrasar a emissão do visto”, ressaltou Erika, acrescentando que no preenchimento do formulário, é possível indicar se o mesmo foi preenchido por outra pessoa.

Outra dica é guardar o login e a senha que são criados para acesso ao sistema, pois com eles é possível fazer qualquer alteração e acompanhar o andamento do processo. O cadastro correto do e-mail também é primordial.

“Toda a comunicação do CASV é feita através de e-mail, então é necessária atenção na hora de preencher essa informação”, acrescentou.

Um segundo ponto levantado pela oficial consular foi o agendamento de grupos ou familiares. Neste caso, é aconselhável que o cadastro seja feito com todos os integrantes, uma vez que a entrevista pode ser agendada para todos no mesmo dia.

Com relação ao agendamento, Erika informou que o primeiro passo é o preenchimento do formulário DSC 160, disponível no site https://ceac.state.gov/genniv/, o pagamento da taxa e, após isso, o cliente deve entrar no site http://ais.usvisa-info.com e preencher as informações solicitadas.

“O agendamento é feito primeiro no CASV, onde será tirada a foto e colhidas as digitais e após esse processo, se necessário, será agendada a entrevista no Consulado Americano”, finalizou Erika.

Para informações da sessão consular, foram indicados os e-mails visario@state.gov para informações gerais e o e-mail fpmrio@state.gov para dúvidas.

Para saber sobre entregas de passaporte ou agendamentos junto ao CASV, o e-mail é brazil_contactus+br+mrv+pt@visavisaops.net