No último dia 25, o Consulado Americano convidou os lideres do turismo do Rio de Janeiro para participarem de uma mesa redonda, onde o objetivo era discutir ações para aumentar o fluxo de turistas entre os dois destinos.

O Consul Geral dos EUA, James Story, destacou que o intercâmbio de turistas entre os EUA e o Brasil poderia ser muito maior e que, neste ano, fecharam uma parceria com a Unidos da Tijuca para estimular a vinda de americanos para o Carnaval. Entretanto, o dirigente apontou que a exigência do visto é uma barreira para a vinda dos americanos.

O presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, disse que a pasta tem trabalhando intensamente para aplicar a isenção de vistos e que acredita que, ainda este ano, consigam aprovar esta medida.

“A isenção de vistos será essencial para aumentar o fluxo de americanos que vistam o Brasil. Além disso, pretendemos intensificar as relações de negócios, investimentos e comércio entre os dois países”, destacou Lummertz.

Outras medidas apontadas para melhorar o fluxo de turistas foram o maior investimento na promoção do Rio de Janeiro através de diversos canais de divulgação, com foco nas diversidades do destino.

“O Rio vai muito além do Cristo Redentor, do Pão de Açucar, da praia de Copacabana e do Carnaval. Mas os americanos não conhecem as diversas opções de turismo de lazer, cultura e esporte que a cidade oferece, pois isso não é mostrado para eles. É preciso ampliar esse foco”, enfatizou James Story.

Steve Solot, da Rio Film Commision, ressaltou que a sinergia entre cinema e turismo cinematográfico também é muito importante.

“Estamos trabalhando na atração de filmes para serem gravados no Rio de Janeiro. Além de promover a imagem do destino em nível mundial, essa iniciativa gera renda e empregos para o local”, garantiu Steve Solot.

Flavia Matos, diretora da Airbnb, revelou que o Rio de Janeiro é o quarto maior mercado da empresa e que eles têm visto muito resultado ao investir em promoção nos meios digitais.