Promoção, melhoria na infraestrutura e segurança pública foram os principais temas debatidos na tarde desta segunda-feira (23) durante encontro entre o ministro do Turismo, Marx Beltrão, o secretário estadual de Turismo, Nilo Felix, o presidente da RioTur, Marcelo Alves, e empresários do setor no Rio de Janeiro.

O ministro relembrou como o trabalho integrado entre os setores público e privado funcionou de forma positiva na cidade durante os grandes eventos, como Copa do Mundo e, principalmente, nos Jogos Olímpicos.  Ele propôs uma nova parceria para manter a cidade como a principal porta de entrada de turistas no país.

“O Rio de Janeiro está pronto, já tivemos grandes eventos que demonstraram isso. Os índices de aprovação dos turistas foram altíssimos em todos os sentidos, com grande intenção de retorno”, afirmou. “O fato de estar aqui hoje para discutir o turismo no Rio com todos vocês já demonstra o quanto estou preocupado e o quanto quero ajudar o estado a manter o turismo aquecido. Estou aqui para escutar e entender os pleitos e ver como podemos trabalhar em parceria”, completou.

Marx Beltrão adiantou aos empresários o pacote de medidas que irá lançar, ainda neste ano, para melhorar o ambiente de negócios do turismo e atrair mais turistas ao país. Também se comprometeu a ajudar o estado em ações de promoção e captação de eventos.

“Vou conversar com os ministros da Saúde, Indústria e Comércio, Educação e Ciência e Tecnologia para identificar oportunidades de eventos que possam ser realizados no Rio de Janeiro. Com isso, conseguimos manter ocupada a rede hoteleira da cidade em vários períodos do ano”, concluiu.

A reunião contou também com a participação do presidente do Rio Convention & Visitors Bureau, Alfredo Lopes, do presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo do Rio (Abrajet -RJ), Claudio Magnativa, além das presidentes da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio (Abav-RJ), Cristina Fritsch, e da Associação Brasileira de Empresas de Eventos do Rio (Abeoc – RJ), Fátima Facuri.