Foi realizado, na manhã de hoje, o workshop “Cartões de Assistência”, com o objetivo de esclarecer aos agentes de viagens os detalhes da nova resolução da Superintendência de Seguros Privados (Susep). Participaram do encontro as empresas April, Assist Card, GTA, Intermac Assistence, Touristcard e Travel Ace.
Em termos gerais, a principal mudança é que as despesas médicas, hospitalares e odontológicas (inclusive para doenças crônicas ou pré-existentes) passam a fazer parte das coberturas obrigatórias que deverão ser oferecidas aos consumidores na contratação do serviço para viagens ao exterior. Os seguros passam a cobrir, também, o retorno do segurado, caso haja algum tipo de impedimento – tanto como passageiro regular, como em casos de necessidade de traslado médico ou de corpo, no caso de morte.
Um dos pontos levantados pelos participantes foi o fato de alguns cartões de crédito já oferecerem seguro para seus clientes, o que dificulta a venda do produto pelos agentes de viagens. A diretora administrativa da Abav-RJ, Tania Cesonis, ressaltou que existe uma diferença grande entre o seguro do cartão de crédito e o seguro-viagem vendido pelas empresas e que isso deve ser utilizado como argumento no momento da venda.
“Nos seguros disponibilizados pelos cartões de crédito não há qualquer tipo de acompanhamento ou de assistência ao passageiro e a compensação é feita pelo esquema de reembolso, ou seja, o cliente deve pagar as despesas para depois tentar o ressarcimento. Já no seguro de assistência em viagem, além do cliente não precisar efetuar nenhum pagamento, ele contará com todo o suporte necessário para emergências médicas e terá acompanhamento até que seu problema seja resolvido”, enfatizou Tania Cesonis.