Após dezoito meses em obras, o Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, no Rio de Janeiro (RJ), inaugurou, hoje, a expansão do terminal 2 – o chamado “píer sul”, grande infraestrutura com 100 mil m² de área e um quilômetro de extensão. Foram entregues 26 novas pontes de embarque e inúmeros novos serviços e facilidades que aprimoram a experiência do viajante e transformam o aeroporto no maior da América Latina em número de fingers. Com a ampliação, a capacidade do aeroporto passará de 17 milhões para 30 milhões de passageiros ao ano.

A presidente da Abav-RJ, Cristina Fritsch e o vice-presidente da entidade, Manuel Vieira, estiveram presentes à inauguração, assim como o vice-presidente da Setur/RJ, Reinaldo Paes Barreto e o presidente da Riotur, José Kaleco Sá.

Manuel Vieira, vice-presidente da Abav-RJ; José Carlos Sá, presidente da Riotur;
Cristina Fritsch, presidente da Abav-RJ e Reinaldo Pães Barreto, vice-presidente da Setur-RJ

A cerimônia de abertura, contou com a participação do ministro dos Transporte, Maurício Quintella; do secretário executivo do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI), Moreira Franco, ; dopresidente da ANAC, José Ricardo Botelho e do prefeito Eduardo Paes.

“Com a entrega de uma das mais importantes obras do setor aeroportuário, pressinto que estamos no caminho certo, para impulsionarmos o desenvolvimento do país, conectando tanto nossos estados e regiões, como países vizinhos e outros continentes”, garantiu o ministro Quintella. O secretário Moreira Franco reafirmou a importância da obra para impulsionar a economia brasileira: “Hoje a prioridade é viabilizar as parcerias do setor público com o privado para garantir um ambiente de crescimento, gerando mais empregos e diminuindo custos.”, destacou. Segundo Moreira, as obras do Galeão geraram 7 mil empregos.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, destacou que esta revitalização só foi possível graças à iniciativa privada“Nos últimos anos o Brasil passou por uma série de concessões, entre eles o Galeão. Todas foram feitas com muito sucesso e o consórcio que administra o Aeroporto do Galeão tem feito um excelente trabalho”, disse. “O Galeão revitalizado é a cereja do bolo do legado olímpico e vai servir muito bem à cidade, à população e aos Jogos”, concluiu.

O projeto incluiu a substituição completa de 68 pontes de embarque, a destinação de 6 mil m² às Salas VIP, e ainda 68 novos balcões de check-in que se somarão aos 227 já em funcionamento. A expansão do terminal 2 contempla ainda, novos banheiros, 14 esteiras, 16 escadas rolantes e 14 elevadores. Três pontes de embarque climatizadas e de última geração podem acomodar aeronaves do modelo Airbus A-380, considerado o maior jato comercial do mundo, com capacidade para mais de 500 passageiros por voos.

Leandro Dantas, diretor Comercial e de Negócios do Riogaleão; Cristina Fritsch;
Erik Frank Lima, gerente de Excelência Operacional da Raízen e Manuel Vieira.

O Galeão é o 2º em movimentação internacional do Brasil, o 4º em movimentação de cargas e tem a maior pista de pouso e decolagem entre os aeroportos brasileiros, com 4.000 metros.