Prestes a lançar a 2ª edição do projeto Educação Corporativa, criado em 2015 em parceria com a UFF, a Abav-RJ realizou uma pesquisa para saber quais os cursos de maior interesse dos associados. A pesquisa foi dividida em seis grupos: Gestão Financeira, Operações e Tecnologia, Comercial e Marketing, Gestão de Pessoas e Administração Estratégica.
Na área de Operações e Tecnologia, os treinamentos de maior interesse foram “Mídias Sociais Aplicadas às Agências de Viagens”, com 51%, e “Inovação Tecnológica em Agências de Viagens” com 48%. Já no grupo Comercial e Marketing, os associados escolheram “Marketing em Mídias Sociais”, com 61% e “Publicidade Digital para Agências de Viagens”, com 56%.
“Foi muito satisfatório ver o interesse dos agentes de viagens em cursos que envolvem o uso das mídias sociais e das novas tecnologias. Esse é um dos principais objetivos dessa gestão: munir os associados com todas as ferramentas necessárias para que saibam usufruir da internet e possam enfrentar a competitividade do mercado”, destacou a presidente da Abav-RJ, Cristina Fritsch.
Na categoria Gestão Financeira, o curso mais procurado foi o de “Custos e Pontos de Equilíbrio”, com 62%, seguido de “Administração de Fluxos de Caixa”, com 52%. Em Administração Estratégica, a disputa foi acirrada: “Negociação e Decisão” obteve 42%, seguido de “Modelos de Excelência de Gestão” e “Gestão por Resultados e Produtividade”, ambos com 40%. Na serie Gestão de pessoas, os mais votados foram “Técnicas de Comunicação e Negociação”, com 61%, seguido de “Liderança e Motivação”, com 58%.
O professor e coordenador do MBA em Gestão de Serviços da UFF e do projeto Educação Corporativa, Carlos Alberto Lidizia, ressaltou a importância desta iniciativa como uma ferramenta poderosa de Gestão do Conhecimento, objetivando potencializar as competências essenciais de uma organização, assim como fortalecer os Fatores Críticos de Sucesso das mesmas.
“Devemos investir nas nossas competências e, nesse sentido, as agências, de uma forma geral sofrem impactos significativos com a intermediação tecnológica e com as mediações nas Redes Sociais. Outro aspecto complementar é a busca pela maximização dos resultados financeiros e pela manutenção competitiva. Todos esses aspectos estão confirmados pela preferência apontada na pesquisa para as áreas de Tecnologia, Mídias Sociais e Gestão Financeira”, acrescentou Lidizia.
O projeto Educação Corporativa foi lançado no ano passado e ofereceu oito treinamentos, capacitando mais de 200 profissionais. A 2ª edição terá início em junho e seguirá até o final do ano.