Na manhã de hoje, a presidente da Abav-RJ, Cristina Fritsch, participou de uma reunião realizada, na sede da Autoridade Pública Olímpica, para discutir o planejamento dos órgãos de proteção aos direitos do consumidor para o período dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio2016. No encontro, liderado pelo assessor de Cidades, Cultura, Eventos e Turismo da Autoridade Pública Olímpica, Marcelo Velloso e pelo gerente da área de Experiência do Espectador do Comitê Rio 2016, Hélio Cabral, foram apresentados os números de turistas e atletas previstos, assim como o sistema de logística que será implementado durante o evento.
Cristina Fritsch aproveitou a ocasião para lamentar o fato das agências de viagens do Rio de Janeiro não estarem envolvidas diretamente no planejamento e na execução do projeto, assim como aconteceu, também, na Copa do Mundo.
A dirigente salientou ainda os problemas enfrentados pelas agências de viagens com frota própria associadas à entidade e que operaram durante o evento.
“Na Copa do Mundo, as agências tiveram sérios prejuízos causados pelos fiscais que trabalharam na SMTR e que exigiram o pagamento de ‘pedágio’, ainda que os veículos estivessem com toda a documentação em dia. É uma questão séria, que precisa ser enfrentada e eliminada pelos órgãos competentes e que não pode voltar a acontecer durante as Olimpíadas. Os fiscais devem trabalhar a favor do turismo e não o contrário”, ressaltou a dirigente.
Também participaram da reunião o vice-presidente da ABIH-RJ, Paulo Michel e a presidente do Conselho Sônia Chami; os advogados do SindRio, Julio Cezar Vieira de Mello e Neurian Almeida; o subsecretário Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, Fábio Ferreira e o presidente do Procon-RJ, João dos Santos de Oliveira Filho.
O encontro foi um convite do subgrupo de Direitos do Consumidor do Grupo Operacional de Turismo, composto pelo Instituto Municipal Procon Carioca, Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor – Procon RJ, Secretaria Nacional de Proteção ao Consumidor do Ministério da Justiça, Empresa Olímpica Municipal, Casa Civil do Estado do Rio de Janeiro, Autoridade Pública Olímpica e Comitê Organizador dos Jogos Rio2016.