Mais de 90 profissionais estiveram na sede da Abav-RJ, ontem, para comemorar o Dia do Agente de Viagens. No evento, que contou com o patrocínio da Air Canadá, American Airlines, Carnaval Turismo, Mabu Hotéis e Resorts, New It, Shultz e Transmundi Viagens, os participantes puderam assistir a duas importantes palestras: uma sobre economia, com Winston Fritsch e outra motivacional, com Luiza Helena Trajano.

Winston Fritsch, Cristina Fritsch e Luiza Heleno Trajano

Ao abrir o evento, a presidente da Abav-RJ, Cristina Fritsch, destacou que, quando a diretoria começou a planejar o evento do Dia do Agente de Viagens, muitas ideias vieram à cabeça.
“Pensamos em realizar um dia inteiro de treinamentos e capacitações, depois pensamos numa festa e, por fim, chegamos à conclusão de que o ideal seria oferecermos para vocês duas palestras magnas, que ajudassem a entender o momento que o País atravessa e que apontasse novos caminhos e trouxesse incentivo e inspiração”, ressaltou a dirigente.

Confira abaixo a cobertura completa do evento, realizada por Diego Verticchio, editor do Panrotas no Rio de Janeiro.

 “A marolinha virou tsunami”, diz ex-secretário de FHC
                                         

O economista Winston Fritsch, ex-secretário de Política Econômica do governo Fernando Henrique Cardoso (FHC) e atual presidente da Petro Energia, deu uma aula para agentes de viagens sobre a realidade econômica do Brasil nos dias de hoje. No dia em que se comemora o Dia do Agente de Viagens, Winston Fritsch setenciou: “o setor, principalmente no Rio de Janeiro, tem uma perspectiva espetacular para os próximos 20 anos, mas o momento atual é bem diferente desta perspectiva”, disse. “Vocês (agentes de viagens do Rio de Janeiro) estão sentados numa mina de ouro, mas é preciso ter paciência”.

Ele exemplificou dizendo que os agentes de viagens são, sem exceção, vendedores e que vendem artigos de luxo, já que consomem viagens após pagarem as contas de luz, gás, água, além de outras obrigações como condomínio, prestação, aluguel entre tantas outras obrigações. No entanto, quando “a coisa aperta”, o primeiro item excluído do consumo é justamente a viagem.

“No curto prazo (12 a 18 meses), o foco deve ser no cliente internacional”, falou o ex-secretário para uma plateia formada, em sua grande maioria, por agentes de viagens que trabalham com emissivo e não receptivo. “A crise foi uma marolinha em 2008 como disse o ex-presidente Lula, hoje ela virou um tsunami, algo gigantesco, profundo e que parece não ter fim”, concluiu.

Ex-secretário do Fernando Henrique Cardoso, Fritsch, que é cunhado de Cristina Fritsch, presidente da Abav-Rio, não quis apostar num nome que possa comandar o eventual governo Temer, mas defendeu que o próximo líder faça uma reforma fiscal visando abaixar os juros e ajudar a cair o déficit. “Se o governo Temer falhar vira um abismo”.

Luiza Trajano (Magazine Luiza) dá dicas para driblar crise
Uma das empresárias mais bem sucedidas do País, a presidente do Grupo Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano, é conhecida por sua veia humorada e otimista. Estas duas características ficaram visíveis durante sua apresentação para um grupo de agentes de viagens do Rio de Janeiro, quando falou sobre a crise econômica. A ação faz parte do evento programado pela Abav-Rio para o Dia do Agente de Viagens.

Brasileira de Franca, no Interior de São Paulo, Luiza Trajano é uma apaixonada pelo Brasil e pediu para o grupo de agentes de viagens serem mais otimistas em relação ao País, mesmo diante do momento político e econômico. “O Brasil é um País lindo. Vocês moram na cidade mais bonita do mundo e irão receber o principal evento esportivo do Planeta. Ainda que haja problemas, há muito mais coisa positiva e é isso que temos que propagar. Se a sociedade não for protagonista do País não teremos nenhum tipo de mudança”, discursou a empresária, que já foi uma das palestrantes do Fórum PANROTAS.

Voluntária dos Jogos Olímpicos, a empresária destacou o fato da cidade receber o evento esportivo e estar recebendo investimentos da iniciativa privada. “Faltam cem dias para os Jogos, mais de 96% das obras estão prontas e gastamos menos da metade de Londres”.

Além de muito bom humor, Luiza Helena Trajano deu dicas aos agentes de viagens. Lembrou que cada agente de viagens é um vendedor e tem que ter este DNA em seu sangue. “A venda é a principal arma contra a crise”.

A empresária lembrou que o Turismo é o segmento mais democrático da economia, empregando colaboradores com todos os níveis de escolaridades. “Desde o garçom ou faxineiro de um restaurante ao piloto de avião, passando pelo engenheiro que planeja um hotel”.

ERA DIGITAL

Listada pela Época como uma das dez mulheres a serem seguidas no Instagram, Luiza Trajano afirmou que precisou se adaptar à tecnologia para poder interagir com os netos e para acompanhar as modernidades da sua rede, que passou a apostar no mundo digital para incrementar as vendas. Por conta deste processo, pediu para agentes de viagens que tenham paciência e façam mais uso das ferramentas digitais. “A agência física de turismo não vai acabar, mas é preciso se adaptar à modernidade”.

Por fim, a empresária pediu para que os agentes de viagens pensem grande. Para ela, é preciso assumir riscos. “Seja criativo, e esteja sempre comprometido. Tenha foco no cliente e paixão pelo trabalho. Alternativa existe, mas tem que buscar. O momento é difícil, mas vocês têm a faca e o queijo na mão. E não se esqueçam, vocês são agentes de viagens da cidade mais bonita do mundo”, encerrou.